O Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura



O Programa Cultura Viva , do Ministério da Cultura( MinC) via Secretaria de Cidadania Cultural , assuma a cultura , a educação e a cidadania como prioridades , enquanto também incentiva , preserva e promova a diversidade cultural brasileira.O MinC iniciou , em 2004 , a implantação dos Pontos de Cultura , com a missão de desesconder o Brasil, reconhecer e reverenciar a cultura viva de seu povo,mostrando um Brasil que tem tentado ser escondido do próprio povo,a partir da desvalorização do mesmo.O programa está hoje em 2010 distribuído de Norte a Sul e de Leste a Oeste do Brasil,em 26 estados e no Distrito Federal , num total com mais de 260 municípios integrando uma rede ,uma teia.
O programa Cultura Viva contempla iniciativas que envolvem a comunidade em atividades de arte,cultura,cidadania e economia solidária.Essas iniciativas são selecionadas por meio de edital publico e quando firmado o convênio com o MinC passam a receber recursos financeiros do Governo Federal para investir conforme apresentado e potencializarem seus trabalhos e ações desenvolvidas pela sociedade civil, seja na compra de instrumentos , figurinos , produção de espetáculos e eventos culturais , entre outros.
Atualmente há cerca de 2500 Pontos de Cultura espalhados em todo território brasileiro.Os Pontos ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades, e é a ação prioritária do Programa Cultura Viva , articulando todas as demais ações do Programa: Cultura digital , Agente Cultura Viva ,Ação Griô, Escola Viva e “Cultura e Saúde”.
A verdadeira revolução é aquela que nasce da vontade do povo. A emancipação do povo será obra do próprio povo. È isso o que tem se buscado fomentar nos Pontos de Cultura , nos quais os meios de produção são colocados nas mãos de quem faz cultura.